03 julho 2010

Rede Integrada de Transporte - RIT

O Sistema "Tronco-Alimentador" consiste na implantação de Terminais de Integração para transbordo e conexão em pontos estratégicos nos diversos bairros de Curitiba e em municípios de sua Região Metropolitana. Nesse formato, existe uma linha principal que faz a ligação Centro/Terminal de Integração, com grande capacidade de transporte de passageiros, e maior oferta de horários. Nesses Terminais de Integração, o passageiro faz a conexão com linhas Alimentadoras que complementam o trajeto aos bairros da região ou com outros Terminais de Integração próximos. Dessa forma ocorre a condensação em uma linha principal e diminui a quantidade de ônibus circulando na região central da cidade.Os Terminais permitem a integração entre as diversas linhas que formam a Rede Integrada de Transporte (Expressas, Interbairros, Alimentadoras e Diretas).

O sistema de transporte coletivo de Curitiba começou a ser implantado no início da década de 70, integrado ao sistema viário e ao uso do solo, como uma das bases do planejamento proposto pelo Plano Diretor de Curitiba.

No ano de 1974 foi implantado em Curitiba o "Sistema Expresso" que criou canaletas exclusivas para circulação de ônibus. Dessa forma os ônibus circulam sem congestionamento e somente param para embarque/desembarque e nos sinaleiros do percurso, tornando a viagem mais rápida. Atualmente os ônibus do "Sistema Expresso" são operados com veículos articulados/ biarticulados com capacidade para 180/ 250 passageiros respectivamente, em 81 Km de canaletas exclusivas. O embarque é realizado em nível (a maioria com acesso para cadeirantes). O embarque em nível se dá através das Estações Tubo. Em cada uma dessas estações existe um cobrador que recebe antecipadamente a passagem. Os passageiros aguardam dentro da Estação Tubo a passagem do ônibus, e quando o mesmo chega basta apenas embarcar. Dessa forma as paradas são mais rápidas e o tempo da viagem também. Atualmente, existem 07 linhas operadas neste sistema que atendem os eixos Norte e Sul criados em 1974, Boqueirão em 1977, Leste e Oeste em 1980 e Pinheirinho (Linha Verde) em 2009. Nos horários de pico a frequência horária média de partida de cada veículo, varia entre 02 a 04 minutos.

Em 1980, a cidade definia uma Rede Integrada de Transportes - RIT. A RIT foi consolidada pela adoção da tarifa única, com os percursos mais curtos subsidiando os mais longos. Foi adotado também a integração fisíco-tarifária, onde o passageiro utiliza um ou mais ônibus para seu deslocamento pagando apenas uma passagem por trecho. Para que isso ocorra é necessário que a conexão com o outro ônibus seja realizada dentro de um dos 21 Terminais de Integração na cidade de Curitiba e em mais 07 Terminais de Integração situados em algumas cidades da Região Metropolitana, ou em uma estação Tubo em que faça parada mais de 01 linha de ônibus. Não há limites com relação ao tempo ou quantidades de ônibus utilizados, sendo o passageiro quem define o percurso que achar mais conveniente. Neste mesmo ano a URBS assume a gerência do sistema como concessionária das linhas e as empresas privadas que operam, como permissionárias. A remuneração dos serviços passa a ser feita por quilômetro rodado e não mais por passageiro

Continuamente aprimorada, a RIT recebe, em 1991 as Linhas Diretas (Ligeirinhos), destinadas a suprir demandas pontuais, com embarque e desembarque em nível nas Estações Tubo, pagamento antecipado da tarifa e uso de ônibus desenhados especialmente para operar como uma espécie de metrô de superfície, sobre rodas.

Em 1992, entram em operação os Biarticulados nas linhas expressas, com capacidade para transportar 270 passageiros (na época), embarque e desembarque em nível e pagamento antecipado de tarifa nas estações tubo.

A evolução da RIT foi significativa, com uma cobertura especial cada vez maior. Em 1996, por delegação do Governo do Estado, a URBS passa a exercer o controle do transporte de toda a Região Metropolitana, permitindo que a Rede de transportes de Curitiba seja integrada em âmbito metropolitano.

Nos veículos das categorias Expresso e Linha direta existe um sistema de som que apresentam músicas clássicas de domínio público. Neste sistema de som também são repassadas informações a respeito de segurança, saúde e educação, como por exemplo, ceder o lugar para idoso-deficientes e gestantes. Nos ônibus mais novos, tais informações também são repassadas em pequenos painéis luminosos dentro dos veículos.

Antes de cada parada, o sistema de som emite um sinal sonoro de alerta e informa ao passageiro a próxima parada e por quais das portas ele deverá desembarcar (Expresso). Antes da parada em cada Terminal de Integração, o sistema de som informa o passageiro quais as conexões o mesmo poderá fazer neste Terminal. O mesmo ocorre com os Ligeirinhos caso naquela Estação Tubo faça parada mais de uma linha. Nos ônibus mais novos, tal gravação é ativada através de um equipamento GPS. Quando o veículo passa pela coordenada geográfica pré-determinada, automaticamente inicia a gravação sobre a próxima parada. Nos veículos das demais categorias, o sistema de som apenas informa ao passageiro quando as portas serão fechadas evitando, dessa forma, acidentes.

O Sistema de Transporte é formado pelos seguintes tipos de linhas:

Expresso: Cor Vermelha. São linhas com alta capacidade de transporte que permitem o deslocamento entre os Terminais de Integração localizados em um dos 06 Eixos de Transporte ao centro da cidade, ou há outras regiões. São operadas por veículos Biarticulados (250 Passageiros) ou Articulados (180 Passageiros). Circulam por canaletas exclusivas e efetuam o embarque e desembarque em nível pelo lado direito nas Estações Tubo do trajeto, localizadas em média a 500 metros uma da outra.

Alimentador: Cor Laranja. São linhas que permitem o deslocamento dos bairros aos terminais de integração. São operadas por veículos tipo Micro-Especial, Comum e Articulados conforme a demanda de passageiros de cada linha. É a categoria com maior número de linhas (212) e são fundamentais na estrutura da Rede Integrada de Transportes – RIT.

Interbairros: Cor Verde: São linhas que permitem o deslocamento entre os terminais de integração localizados nos Eixos de Transporte da RIT sem circularem pelo centro. Opera de forma Circular (02 sentidos - Horário e Anti-Horário) ou Perimetral com veículos tipo Comum e Articulado conforme a demanda de passageiros de cada linha. A única exceção são as Linhas 010 Interbairros I (Horário) e 011 Interbairros I (Anti-Horário) que operam de forma Circular, porém não circulam em nenhum terminal de integração, facilitando apenas os deslocamentos entre os bairros próximos ao centro.

Linha Direta: Cor Prata. Conhecidos como os Ligeirinhos são linhas complementares das linhas da categoria Expresso e Interbairros. São operados por veículos do tipo Comum e Articulados. Efetuam o embarque e desembarque em nível pelo lado esquerdo nos Terminais de Integração e nas Estações Tubo do trajeto, Realizam poucas paradas e as Estações Tubo localizam-se em média a 3 Km uma da outra.

Troncais: Cor Amarela. São Linhas que permitem o deslocamento entre os terminais de integração ao centro da cidade. São operadas por veículos do tipo Comum e Articulado conforme a demanda de passageiros de cada linha. Operam nos terminais de integração localizados fora de um dos 06 dos Eixos de Transporte e que não são atendidos por linhas da categoria Expresso. (Exceto Term. Cabral e Term. Campina do Siqueira).

Convencionais: Cor Amarela. São Linhas que permitem o deslocamento entre os bairros mais próximos a região central, ao centro da cidade. Algumas também permitem o deslocamento entre bairros de municípios da Região Metropolitana ao centro da cidade de Curitiba. São operadas por veículos do tipo Micro-Ônibus, Micro-Especial e Comum conforme a demanda de passageiros de cada linha. Operam de forma Radial (Centro/Bairro) ou Diametral (Bairro/Bairro via Centro). Não permitem integração físico-tarifária, pois não circulam pelos terminais de integração.

Circular Centro: Cor Branca. São linhas que permitem o deslocamento pelo centro da cidade. São operadas por veículos do tipo Micro-Ônibus. Operam de segunda a sábado e encerram a operação em média 02 horas depois de acabar o horário comercial. Possui tarifa diferenciada e não é possível realizar o pagamento da passagem com o Cartão Transporte.

Interhospitais: Cor Branca. Linha que permite o deslocamento entre as principais clínicas e hospitais localizados em bairros próximos ao centro. Seu ponto inicial é em frente à Rodoferroviária. Opera de forma Circular em um único sentido todos os dias. Não permite integração físico-tarifária, pois não circula por nenhum terminal de integração.

Jardineira: Cor Verde. Linha que permite o deslocamento entre os principais atrativos turísticos de Curitiba. Operada com veículo tipo Comum e Comum Double Decker Panorâmico. Opera de forma Circular e percorre um total de 44 Km a cada viagem em 02h30min. Possui tarifa diferenciada e permite mais 04 reembarques gratuito. Durante o percurso o sistema de som informa aos passageiros da próxima parada e algumas informações sobre o local em português, inglês e espanhol

Ensino Especial: Cor Azul. São linhas que permitem os deslocamentos de estudantes portadores de necessidades especiais das escolas até os bairros. São operados com veículos do tipo Comum equipados com elevador e porta em ambos os lados para facilitar o embarque e desembarque. O custo de operação deste serviço é pago pela prefeitura sem influenciar no valor da passagem.

Metropolitano: Não há padrão de cor. A maioria são na Cor Branco Califórnia. São linhas que permitem os deslocamentos entre municípios da Região Metropolitana ao centro de Curitiba. São operadas por veículos do tipo Micro-Especial e Comum conforme a demanda de passageiros de cada linha. Cada linha possui uma tarifa específica definida pelo governo do Estado do Paraná. Não permitem integração físico-tarifária, pois não circulam pelos terminais de integração da RIT. Nesta categoria não estão inclusas as linhas Expressas, Ligeirinhos, Troncais e Alimentadoras que circulam pelos Terminais de Integração Metropolitanos.

Intercidades: Não há padrão de cor.A maioria são na Cor Branco Califórnia. São linhas que permitem os deslocamentos entre os municípios da Região Metropolitana sem circularem por Curitiba. São operadas por veículos do tipo Micro-Especial e Comum conforme a demanda de passageiros de cada linha. A maioria não permite integração físico-tarifária, pois não circulam pelos terminais de integração. (Exceto linhas I20 Colombo/São José, I31 Colombo/Ang.Caron e I90 T.Cachoeira/T.Maracanâ.

Fonte: Urbs S/A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário